Letramento Digital: contribuição de plataformas digitais de apoio à aprendizagem

Este artigo avança na discussão sobre as políticas públicas de acesso à tecnologia, incorporando a contribuição das plataformas digitais de apoio à aprendizagem não somente do ponto de vista de seu fim original, mas também refletindo sobre sua capacidade de promover letramento digital e, assim, ampliar o exercício do direito à tecnologia. O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxeram novos recursos em processos de ensino-aprendizagem, proporcionando uma evolução do uso desses meios por meio de plataformas digitais de apoio à aprendizagem que oferecem recursos didáticos digitais de maneira articulada. Dessa forma, esse artigo busca compreender como as plataformas digitais contribuem no desenvolvimento das capacidade de uma pessoa compreender e utilizar as informações geradas pela internet, exercendo a capacidade de leitura e escrita na esfera digital.

Para verificar se plataformas digitais de apoio à aprendizagem contribuem para o desenvolvimento do letramento digital nos usuários, este trabalho focou na análise da Plataforma Currículo+ do Estado de São Paulo, uma plataforma criada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, e promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo.

Referência: VAZ, Jose Carlos; BARBOSA, B. M. . Contribuição de plataformas digitais de apoio à aprendizagem ao letramento digital: análise da plataforma Currículo+. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE), v. 49, p. 196-209, 2020.

Para ler o texto completo acesse: http://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/284/66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + três =