Taxonomia
ASPECTOS | FATORES | DESCRIÇÃO DOS FATORES | VARIÁVEIS |
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QUEM | Ator responsável pela iniciativa | Categoria de atores de acordo com o setor da sociedade do qual faz parte o responsável pela aplicação | Poder Público |
Sociedade Civil | |||
Iniciativa Privada | |||
Universidade | |||
PORQUE | Direitos de cidadania | O direito principal que a aplicação objetiva promover a partir do seu uso. Adaptado de Vaz (2003) | Direito à Informação Pública e ao Controle Social |
Direito à Participação na Gestão Pública | |||
Direito a Ser Ouvido pelo Governo e Representantes | |||
Direito aos Serviços Públicos | |||
O QUE | Objetivos práticos | Práticas políticas que a aplicação visa ofertar ao usuário | Fiscalização e monitoramento de políticas e políticos |
Transparência e accountability | |||
Engajamento cidadão | |||
Participação na elaboração de leis e políticas | |||
Impactar a agenda política | |||
Avaliação de políticas e políticos | |||
COMO | Funcionalidades técnicas | Quais são os serviços centrais que estruturam as possibilidades de uso da aplicação | Efetuar Buscas e filtros |
Compartilhamento | |||
Download/Upload de arquivos | |||
Enquetes e Votações | |||
Fóruns e Grupos | |||
Geolocalização de informações | |||
Publicar Conteúdos e Comentários | |||
Visualização de dados | |||
Funcionalidades políticas | O que a aplicação permite ao usuário potencialmente operar na relação com as instituições democráticas e a sociedade | Apresentar e Revindicar Demandas | |
Acessar Dados e Informações Públicas | |||
Avaliar Políticas e Serviços Públicos | |||
Canal com Governo e Representantes | |||
Consultas e Discussões Coletivas | |||
Denunciar Problemas e Irregularidades | |||
Fiscalizar e Monitorar Gastos Públicos | |||
Fiscalizar e Monitorar Políticas e Serviços | |||
Fiscalizar e Monitorar Políticos | |||
Mapeamento colaborativo | |||
Mobilização Social | |||
Monitorar processo legislativo | |||
Fluxo de interação | Característica do tipo de interação que o usuário realizará durante o uso da aplicação | Unidirecional | |
Bidirecional | |||
Multidirecional | |||
É código aberto | A aplicação foi desenvolvimento em código aberto? | Sim | |
Não | |||
Plataforma web | A aplicação está disponível para desktops? | Sim | |
Não | |||
Plataforma mobile | A aplicação está disponível para dispositivos móveis? | Sim | |
Não | |||
Uso de dados governamentais | A aplicação tem funcionalidades que são baseadas no uso de dados governamentais? | Sim | |
Não | |||
Oferta de dados governamentais | Os usuários podem baixar dados governamentais, primários ou secundários, pela aplicação? | Sim | |
Não | |||
Recursos financeiros | De onde vêm os recursos que sustentaram o desenvolvimento e a manutenção da experiência? | Público | |
Privado | |||
Mistos | |||
ONDE | Esfera de poder | O Poder da República sob o qual a aplicação permite ao usuário incidir | Executivo |
Legislativo | |||
Judiciário | |||
Mais de um | |||
Nível federativo | Nível federativo de governo sob o qual a aplicação permite ao usuário incidir | Municipal | |
Estadual | |||
Federal | |||
Mais de um | |||
Dimensão do ciclo da política pública | Arena do ciclo da política pública sob o qual a aplicação permite ao usuário incidir. Baseado em Ripley (1967). | Formação da Agenda | |
Formulação | |||
Implementação | |||
Avaliação | |||
Mais de um | |||
PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA DIGITAL E ABERTURA À INOVAÇÃO INOVAÇÃO DEMOCRÁTICA | Grau de democracia digital | Grau de participação democrática e TICs, baseado em Silva (2005). Propõe uma classificação de profundidade democrática do uso das TICs em iniciativas de e-Gov. | 1º Grau de Democracia Digital |
2º Grau de Democracia Digital | |||
3º Grau de Democracia Digital | |||
4º Grau de Democracia Digital | |||
5º Grau de Democracia Digital | |||
Nível de inovação democrática | Nível de inovação democrática com o uso de TICs, baseado em Subirats (2003) e Colombo (2012). Relaciona a abertura à inovação democrática ao sucesso das experiências. | Mecanismos Consumeristas | |
Mudanças no Elitismo Democrático | |||
Redes Pluralistas | |||
Processos de Democracia Direta |