Paradigmas de Desenvolvimento e Disseminação de Políticas: Raízes Locais da Criação do Programa Bolsa Família. Organizações & Sociedade

Neste trabalho apresentado por Cristiane Kerches da Silva Leite e Úrsula Dias Peres, atualmente professoras dos cursos de graduação e mestrado de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.


Por Ícaro Targino, para o Leituras Quase Obrigatórias


Informações do texto
Autor: Cristiane Kerches da Silva Leite e Úrsula Dias Peres
Idiomas: Português
Download: clique aqui

A partir de conhecimento de políticas públicas sociais, o leitor deste artigo terá a possibilidade de transitar pelo processo de disseminação de políticas de transferência de renda no Brasil. Acompanhando especificamente a experiência do município de São Paulo que no governo da Marta Suplicy (2001 -2004) implementa o Programa de Renda Mínima e simultaneamente permite acompanhar a partir de 2003 o processo de criação do Programa Bolsa do Governo Federal.     

E todo esse processo de formulação e implementação dos programas de desenvolvimento social no município de São Paulo permitiu a construção de uma rede políticas públicas baseadas em diferentes paradigmas, denominada “estratégia paulista de inclusão social” (POCHMANN, 2002).

O leitor tem a oportunidade no decorrer da leitura de aprender sobre a importância social do Programa de Renda Mínima, que é um programa de transferência de renda que assegura a melhoria das condições de vida do grupo familiar, por meio da concessão de benefício financeiro.

Também Tem como objetivos promover o acesso do grupo familiar à rede socioassistencial do território do Município; estimular a frequência escolar e fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária. 

A partir da utilização de uma metodologia de pesquisa que baseia-se na análise qualitativa de dados secundários e primários, a partir da literatura pós-positivista de políticas públicas e sobre transferência e disseminação de políticas. 

E assim o trabalho pretende levar ao leitor elementos que apresente o processo de transferência de conhecimento e principalmente influências que o programa municipal promoveu dentro do programa federal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dezesseis =