Privatização da Internet

O texto trata da resenha do livro Internet for the People: The Fight for Our Digital Future, de Ben Tarnoff, que faz críticas à privatização da internet e relaciona tal fator ligado à nova onda de radicalização da direita e sua contribuição para criar uma sociedade muito mais desigual.

O autor conta a história da privatização que fez a internet moderna e que desencadeou as crises que a consomem hoje. Atualmente, internet enfrenta alguns problemas, como a monopolização com o grande poder que as empresas de tecnologia acumulam e a capacidade do Estado de usar ferramentas digitais para intervir na privacidade e até mesmo de impedir de se expressar livremente. Neste sentido, Tarnoff afirma que a raiz causadora de todas estas questões são as empresas e mesmo que a legislação de privacidade possa ter algum efeito positivo, elas não são suficientes para solucionar todos os problemas.

Tarnoff argumenta que “uma internet privatizada sempre será a regra de muitos controlados por poucos”. Assim, a solução proposta pelo texto para solucionar os problemas da internet seria a desprivatização. O autor explica que uma internet desprivatizada demandar soluções diferentes para diferentes aspectos da rede. Em alguns casos, mostra-se uma preferência pela descentralização, enquanto em outros será necessário uma abordagem regional.

texto completo em: https://jacobin.com.br/2022/07/a-privatizacao-da-internet-foi-um-fracasso/

Referência: MARX, Paris. A privatização da internet foi um fracasso?. Jacobin Brasil. Julho de 2022. Acesso em:<https://jacobin.com.br/2022/07/a-privatizacao-da-internet-foi-um-fracasso/>

TARNOFF, Ben. internet for the people: the fight for our digital future. Verso. New York, Junho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =