O objetivo deste estudo é compreender a materialidade do trabalho relacionado à informação digital, focando em objetos digitais como termos de designação do profissional, nuvens de palavras e nichos. A proposta não é explicar o fenômeno, mas fornecer novos dados sobre objetos digitais relevantes para a representação informacional do mercado de trabalho sob a mediação digital.
O estudo busca mapear os termos que representam o profissional de arquivo em um mercado de trabalho específico mediado por plataformas digitais, como Indeed, LinkedIn e Catho. Essa análise pretende identificar as designações desse profissional e os nichos classificados, contribuindo para reflexões sobre o funcionamento de objetos concretos no atual modo de produção capitalista, especialmente sob a lógica dos termos patrocinados na cadeia de valores de palavras em relação aos leiloeiros, espaços publicitários e anunciantes.
Texto completo em: <https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5137/4646>
Referência: ALDABALDE, T. V.; MELO, K. I.; BOURGUET, J.-R. Mercado de trabalho sob mediação digital: um estudo de termos em plataformas digitais às ofertas de vagas no setor de arquivos. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5137, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5137. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5137