Cidades comemoram Dia dos Dados Abertos

Neste sábado (5/3/2016) será comemorado o Open Data Day (Dia dos Dados Abertos) em mais de 200 cidades em todo o mundo. O evento, que muda de data a cada ano, é um esforço liderado pela comunidade de dados abertos. Uma série de ONGs, organizações da sociedade civil, governos e organizações internacionais participam do Open Data Day, organizando e patrocinando eventos, mas não há uma única organização por trás das atividades do dia e qualquer pessoa pode participar.

open-data-day-2016-mapO evento é descentralizado e acontecerá simultaneamente em cidades de diversos países ao redor do mundo. Neste ano, no Brasil, atividades serão realizadas em Brasília (Distrito Federal), Campina Grande e João Pessoa (Paraíba), em Maceió (Alagoas), no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em Teresina (Piauí) e em Vitória (Espírito Santo).

A ideia de se comemorar o dia parte da percepção de que certos dados devem estar disponíveis para que todos usem e publiquem, sem restrições de direitos autorais e patentes ou outros mecanismos de controle. No Open Data Day, dados abertos e públicos serão usados nas atividades. Na maioria das vezes, é preciso transformar informação bruta – que geralmente é como as instituições a fornecem (.pdf, páginas web não amigáveis, etc) – para um formato amigável que possibilite o cruzamento com outros dados (mashup) e a criação de visualizações (gráficos, infográficos interativos, mapas) interessantes.

Alguns exemplos de atividades no Open Data Day consistem na construção de visualizações, infográficos, aplicativos, mashups, análises de dados, expedições de dados, etc. Exemplos de temas que podem ser tratados são o monitoramento de gastos de parlamentares, mapas de violência, monitoramento de licitações, livre acesso a informações de transporte público, etc.

Conheça também o que foi realizado durante os eventos do Open Data Day de 2015, que no Brasil ocorreram em Brasília (Distrito Federal), Campina Grande (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), São Carlos (São Paulo), Teresina (Piauí) e Vila Velha (Espírito Santo).

Adaptado a partir do texto: Open Data Day será comemorado dia 5 de março; confira atividades que serão realizadas no Brasil da Open Knowledge Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =