A Coordenação Federativa de Políticas Públicas: uma análise de políticas brasileiras nas últimas décadas (Resenha)

A análise das políticas brasileiras nas últimas décadas apresentada neste trabalho neste trabalho de Gabriela Spanghero Lotta, (doutora em Ciência Política pela USP e professora do curso de  bacharelado de políticas públicas da UFABC),  Renata Gonçalves (mestre em administração pública pela FGV) e Marina Bitelman  (mestre em administração pública pela FGV) propicia ao leitor percorrer por mudanças históricas e importantes da formação e implementação de políticas públicas do Brasil.


Por Icaro Targino Silva, para o projeto “Leituras quase obrigatórias”


Informações do texto
Autoria: Gabriela Spanghero Lotta, Renata Gonçalves e Marina Bitelman
Idiomas: Português
Acesse: clique aqui

O Artigo apresenta um panorama do processo de coordenação de políticas por parte do governo federal no período da pré Constituição Federal de 1988 e os processos existentes entre 88 e 2012. Entre estes processos temos transferência de recursos e descentralização de competências e de coordenação federal das políticas.

É possível o leitor observa a revisão literária, acerca dos impactos e resultados  do processo de descentralização de políticas sociais no modelo federativo brasileiro desde a promulgação da Constituição de 1988.

E além disso os autores sistematiza a evolução das nove políticas públicas com ênfase em quatro marcos temporais, sendo eles, antes de 1988, as mudanças introduzidas  pela CF de 1988, os movimentos ocorridos ao longo da década de 1990 e anos 2000.

Possibilitando assim uma analise dos processos do contexto federativo e demonstração de uma tendência geral de coordenação por parte do governo federal.

Referência

LOTTA, Gabriela Spanghero; GONÇALVES, Renata; BITELMAN, Marina. A Coordenação Federativa de Políticas Públicas: uma análise das políticas brasileiras nas últimas décadas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 19, n. 64, 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 10 =