Renata Mirandola Bichir, atualmente é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP).
Por Ícaro Targino, para o Leituras Quase Obrigatórias
Informações do texto |
Autor: Renata Mirandola Bichir |
Idiomas: Português |
Download: clique aqui |
A construção deste trabalho permite ao leitor entender o contexto de redemocratização no Brasil e principalmente observar às complexidades de produção de políticas públicas no país.
Pois ocorre o envolvimento de uma diversidade tematica, grande número estatais e intricados padrões de interação e processos decisórios que se desenvolvem em distintas arenas, com consequências para públicos distintos.
Contudo o autor permite o leitor verificar que a construção de modelos de análise para compreender a produção de políticas públicas, desde os processos decisórios até a implementação e a avaliação, não é uma tarefa trivial.
Isso implica, no plano analítico, modelos explicativos que combinem distintas contribuições disciplinares por meio da articulação coerente de variados arsenais teóricos e metodológicos, para além de macro explicações por vezes superficiais.
Tornando esta leitura algo fundamental de contextualização das políticas públicas atuais.