Em setembro de 2015 ocorreu na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo o I Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas e neste livro encontramos os debates ocorridos neste encontro e uma síntese das principais produções das Linhas de Pesquisa do Programa entre 2013 e 2016.
A organização deste Colóquio teve como objetivo de promover duas das mais importantes atividades do programa de pós graduação: a divulgação de resultados de pesquisa, que abrange todos os públicos e o debate acadêmico que gera contestação, aprimoramento e avanço intelectual.
Encontramos cinco sessões, na qual temos as quatro primeiras sessões organizadas em torno de temas específicos: capacidades estatais, orçamento público, políticas sociais, e participação e transparência.Todos dizem respeito a desafios do setor público brasileiro (nas arenas política, social, administrativa e financeira) mas também buscam articular questões teórico-conceituais relevantes. E na quinta sessão temos uma mesa dedicada a apresentação de trabalhos de quatro mestres do Programa que divulgam os resultados de suas pesquisas sobre temas diversos
E a fim de apresentar de uma forma mais ampla cada sessão publicaremos cinco resenhas sobre cada tema na página do Programa Leituras Quase Obrigatórias. Iniciando neste publicação o tema Capacidades Estatais.
Por Ícaro Targino, para o Leituras Quase Obrigatórias
Informações do texto |
Autor: Cecília Olivieri, Dênis Rodrigues, José Rodrigo, Anita Stefani e Renata Bugni. |
Idiomas: Português |
Download: clique aqui |
Na último capítulo deste livro encontramos a professora e coordenadora do mestrado de Gestão de Políticas Públicas, Cecília Olivieri, mediando o tema Multidisciplinaridade em Gestão de Políticas Públicas: a produção do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas com a presença de dois mestres e duas mestrandas do curso. Que apresentam seus trabalhos desenvolvidos na pós graduação de GPP.
O primeiro a apresentar é o mestre Dênis Rodrigues que teve como objeto de investigação A nova agenda da gestão pública brasileira: estudo de caso do Detran-SP no qual apresenta um estudo profundo de reforma administrativa utilizando os processos de reformas ocorridos no Detran de São Paulo, Levando ao leitor pontos importantes de análises de sua pesquisa e as implicações que tal processo promoveu na política e gestão institucional do órgão E consequentemente para o próprio governo estadual, além de ser um estudo teórico voltado para administração pública.
Em seguida o mestre José Rodrigo Veloso apresenta sua pesquisa de Aprendizagem: metamorfose de uma política pública de educação e trabalho dirigida à juventude brasileira .Que foi realizada a partir de uma profunda análise das origens das leis que criaram as políticas de aprendizagem para os jovens no Brasil, Utilizando um referencial teórico do neoinstitucionalismo histórico, para mostrar o efeito da mudança nas instituições sobre a formação da política de aprendizagem. Permitindo o pesquisador apontar as contradições deste processo com a política atual.
A mestranda Anita Stefani traz em seu estudo a Utilização de TICs em processos participativos no Brasil, no qual apresenta um olhar em relação a organização pública permitindo ao leitor entender a visão administrativa dos processos e relações institucionais dos órgãos que envolve em seu trabalho a análise da participação social como um processo político de excelência.
E a mestranda Renata Bugni que em seu objeto de estudo apresenta Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil traz uma oportunidade de futuros mestrandos entender o processo de pesquisa pois Renata encontra-se como estudante da pós graduação e sua pesquisa estava em desenvolvimento porém foi perceptível verificar a relevância do trabalho da pesquisadora que trata de um tema pouco estudado e que articula questões teóricas já bem desenvolvidas no Brasil, como políticas sociais, federalismo e articulação de políticas públicas.
Sendo assim o capítulo que apresenta a multiculturalidade dos programas estudados dentro do mestrado de gestão de políticas públicas permite ao leitor entender o grande leque de oportunidades que o curso oferece, com uma gama de professores interdisciplinares e objetos de estudos atuais e importantes para o desenvolvimento das políticas públicas.
Referência:
I Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas [recurso eletrônico] / organização Cecília Olivieri, Bruno Martinelli ; [realização do] Programa de PósGraduação em Gestão de Políticas Públicas. – São Paulo : Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2016.