Artigo da pós-graduação em GPP vence prêmio da Capes e Ministério da Infraestrutura

O programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP teve artigo vencedor de premiação da CAPES e Ministério da Infraestrutura. O trabalho alcançou a primeira colocação da categoria Governança, do Prêmio CAPES/MInfra de Excelência em Pesquisa de Infraestrutura, edição 2021. O artigo vencedor foi produzido pelo aluno Victor Bastos Lima, sob do professor José Carlos Vaz, no âmbito da pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas. “Construindo capacidades relacionais a partir de arranjos institucionais: aprendizados da construção do sistema metroviário de Salvador” foi originalmente publicado na Revista do Serviço Público e envolveu também o GETIP (Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública) e o OIPP (Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo”).

Com o objetivo de explicar como os arranjos institucionais de políticas públicas aumentam ou prejudicam a formação de capacidades relacionais para entregar infraestrutura metroviária, a pesquisa analisou o processo de construção do sistema metroviário nas cidades brasileiras de Salvador e Lauro de Freitas, investigando as limitações das organizações públicas para a construção dessa infraestrutura metroviária. Os resultados avaliados sugerem que o desenho dos arranjos institucionais e suas mudanças influenciam a disponibilidade e mobilização de atores, recursos, competências e instrumentos políticos para a promoção da eficácia e legitimidade dessa política pública.

A pesquisa analisou a trajetória da implementação do metrô de Salvador, a partir da lente analítica das capacidades estatais, procurando compreender o papel dos arranjos institucionais na construção de capacidades relacionais que permitissem a articulação de atores governamentais, do setor privado e organismos internacionais para a viabilização do empreendimento.

O prêmio é uma grande conquista para o bolsista e para todo o curso de GPP, demonstrando como estudar o Estado tem muita relevância para as pesquisas acadêmicas, e como a produção científica e investimento em pesquisadores brasileiros é importante.

Para acessar o texto completo: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/407

Referências: Lima, V. B., & Vaz, J. C. (2020). Building relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador’s subway system. Revista Do Serviço Público, 71(b), 78 – 115. https://doi.org/10.21874/rsp.v71ib.4076

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + catorze =