Inovação no Setor Público

O artigo tem como objetivo edificar o debate sobre inovação no setor público, identificando oportunidades no desenvolvimento de pesquisas. A inovação em serviços é uma área de estudos de inovação onde a literatura vem se desenvolvendo de forma significativa, levando contribuições teóricas e empíricas que ajudam a compreender melhor os processos de inovação na economia e no desenvolvimento econômico. O artigo foi realizado com base em seis categorias de análise que serviram para revelar as abordagens adotadas pelos autores e revela que a visão da inovação como mudança imposta de cima para baixo e não como processo interativo à atividade pública. 

Todavia, o conjunto de artigos revisado é pequeno e a base de informações restrita para permitir afirmações fortes, o texto possibilitou caracterizar a produção internacional ao inventariar seus objetivos, métodos, enfoques teóricos e resultados. Também, contribuiu para identificar temas e formulações da literatura de inovação em serviços que podem tornar a análise sobre inovação no setor público mais rica e mais completa.

Referências: LIMA, Dagomar Henriques; VARGAS, Eduardo Raupp de. Estudos internacionais sobre inovação no setor público: como a teoria da inovação em serviços pode contribuir?. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, p. 385-401, mar./abr. 2012. 

Acesse o texto em: https://www.scielo.br/j/rap/a/MyVNP8ZmNZvfxwFt4r3VbsM/?lang=pt&format=pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =