O mercado de publicações científicas

O texto explora o complexo mercado que existe por trás das atividades das principais editoras de produção científica, cujo cerne do modelo de negócio é a publicação de periódicos. Tecendo uma importante crítica ao sistema de publicação científica, o autor aponta para o contrassenso que é as bibliotecas universitárias e agências públicas pagarem quantias vultosas para editoras publicarem artigos produzidos por elas mesmas. Em muitos casos, essas editoras ainda bloqueiam o acesso a esses trabalhos, liberando-os somente mediante pagamento, mesmo que essas pesquisas tenham sido custeadas pelo poder público. Por fim, o texto faz ainda um importante apontamento sobre como esse sistema se retroalimenta. 

Acesse o texto completo: https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br/2021/04/30/publicacao-cientifica-um-mercado-de-luxo/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa

Referência: AMARAL, O. Publicação científica: um mercado de luxo? Folha de São Paulo, 30 de abril de 2021. Disponível em: <https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br/2021/04/30/publicacao-cientifica-um-mercado-de-luxo/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 7 =