SOBRE O PROJETO CIÊNCIA POPULAR:

O Projeto Ciência Popular é uma iniciativa de estudantes e professores associados ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “José Renato de Campos Araújo” (OIPP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP)  da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Há também participação do Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Co:Lab) e cooperação técnica da Empresa Júnior de Sistemas de Informação (Síntese Jr.)

Neste projeto foi realizado um mapeamento de iniciativas de universidades para o enfrentamento da pandemia. Foram 3.075 iniciativas mapeadas disponibilizadas em plataforma interativa (link), dois boletins (link  e link), além da publicação dos dados em formato aberto (link). Mapeou-se a divulgação em 29 veículos diferentes. O estudo contou com especial do Jornal da USP (link), divulgação no Nexo Jornal (link), ANPG (link), Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (link), Saense (link) e outros. Além disso, a equipe do estudo foi entrevistada pela Rádio UNESP (link), participando do debate sobre cortes nos investimentos em CT&I e Educação.

Orientadores da Pesquisa: Professor José Carlos Vaz e Professora Gisele da Silva Craveiro | Coordenadores da Pesquisa: Ergon Cugler de Moraes Silva e Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa | Equipe de Pesquisadores: Ergon Cugler de Moraes Silva, Guilherme Silva Lamana Camargo, Letícia Figueiredo Collado, Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa e Yasmin de Sousa Pinheiro.

BOLETIM PUBLICADO:

Segundo a edição de setembro do Boletim das Universidades Contra Covid-19, publicado pelo Projeto Ciência Popular (EACH/USP), mais de 2.000 projetos e ações já foram realizadas por Universidades e Institutos Federais brasileiros para combater os efeitos da pandemia da Covid-19 em todo Brasil.
Em linhas gerais, segundo o  Boletim publicado, destacam-se ações das Universidades e Institutos Federais brasileiros na produção de EPIs, de desinfetantes e no apoio ao atendimento nos hospitais, assim como todo suporte para produção e disseminação de informações junto ao trabalho pelo isolamento social, reforçando o comprometimento e potencial da Ciência brasileira para enfrentar crises e colaborar com a sociedade.
Além das ações voltadas diretamente à sociedade civil e aos profissionais da saúde, diversas iniciativas relatam o papel determinante das Universidades e Institutos Federais no apoio ao poder público para o enfrentamento da crise em nível municipal e regional, tanto na colaboração nos gabinetes de crise, quanto na produção de insumos estratégicos. Novas iniciativas podem ser adicionadas via formulário pelas universidades ou pelos próprios pesquisadores, estudantes e professores envolvidos nas ações. 

ACESSOS:

Dados Abertos |
Mapeamento Completo: https://bit.ly/CienciaPopular

Boletim | Edição de Setembro: https://bit.ly/universidades-contra-covid

Inclua sua Ação | Formulário: https://bit.ly/IniciativasUniversitarias

Redes Sociais | Facebook do Projeto: https://fb.me/cienciapopular.br

Contato | Dúvidas ou Parcerias: projetocienciapopular@gmail.com